“Una ventana abierta al Universo”
Neste post, se inicia nosso retorno ao Brasil. E, nesta volta, tentei um caminho alternativo que nos proporcionasse conhecer novas paisagens, tornando a viagem mais aprazível. Assim estaremos apresentando tudo relativo ao trecho Cafayate – Presidente Roque Saenz Pena. Percorreremos 781 km, neste que será uma das maiores distâncias a ser enfrentada em um dia. O trajeto oferece poucas opções de atrações, diferente do que vivenciamos até agora. Mas não deixou de ser interessante conhecer o Observatório de Ampimpa, bem como as Termas do Rio Hondo, apesar do pouco tempo disponível. Acrescento a isso a nossa parada em Tafí del Vale, berço dos famosos alfajores argentinos.
I. Quais são as principais características do trecho Cafayate a Presidencia Roque Saens Pena?
Antes de mais nada, resolvemos sair bem cedo de Cafayate neste dia, não só pela longa distância a ser percorrida, como também para evitarmos chegar à noite em Presidência Roque Saenz Peña .
Assim retornamos à rodovia RN40, onde após 52 km, encontraríamos a RP307 e daí até Tafí dell Valle, primeira parada de nossa viagem.
Semelhantemente a RN40, a RP307 apresenta as mesmas carências já vistas em outras estradas argentinas. Não só de postos de abastecimento, como também restaurantes (ou lanchonetes) à margem da estrada. Além disso, possui vários trechos sinuosos, com subidas e descidas íngremes. Assim dirija com cuidado.
Entretanto, após 21 Km, chegamos em nossa primeira parada. O Observatório Astronômico de Ampimpa.
O observatório localiza-se no alto de uma montanha de 2.500 m de altitude. Ainda no local, encontramos um mirante que nos brinda com a vista de todo o vale de Santa Maria. Inegavelmente vale a pena a visita.
II. Como foi a chegada em Tafí del Vale?
Em seguida nos dirigimos a Tafí del Vale, distante 45 km do Observatório. Entretanto a estrada continuava sinuosa, estreita em alguns pontos e com descidas íngremes. Na entrada da cidade paramos na loja dos Alfajores La Quebradita, a mais famosa da região. Assim compramos um bom estoque de alfajores e doce de leite para levar para o Brasil. Além disso, é um ótimo local para lanches ou almoços. Aproveite a parada.
Assim que saímos de Tafí del Valle, nosso próximo destino é a cidade de Termas de Rio Hondo, distante 151 km. Em primeiro lugar, percorremos um trecho de 60 km da RP307 semelhante à descida de Petrópolis para o Rio de Janeiro, no Brasil. Não só com curvas fechadas e descidas íngremes, como também poucos pontos de ultrapassagem. Em resumo, prepare-se para longas filas de carros.
Posteriormente pegamos a RN9 até Termas do Rio Hondo. A RN9 é uma rodovia com pedágio, onde desembolsamos AR$80,00 no trecho (setembro/2019).
III. Como foi a chegada em Termas do Rio Hondo?
Similarmente à Calda Novas em Goiás, Termas de Rio Hondo é uma das estâncias termais mais famosas da Argentina. Desse modo a RN9 atravessa a cidade. Assim a travessia é um pouco demorada, devido ao movimento de veículos e aos cruzamentos. Por outro lado, a oferta de restaurantes e postos de abastecimento é considerável. Assim aproveite para almoçar e abastecer seu carro no local.
Ainda faltavam 515 Km até nosso destino final. Dessa maneira, continuamos na RN9 até Santiago Del Estero, maior cidade da região. Em seguida, pegamos a RN89 que nos levaria até cruzamento com a RN16. Por fim, pegamos a RN16 até Presidência Roque Saenz Peña.
IV. A chegada em Roque Saens Peña. Onde se hospedar?
Finalmente chegamos em Roque Saens Peña. A cidade não oferece tantos atrativos para se conhecer. É somente uma cidade de passagem. Dessa forma, para pernoite escolhemos o Hotel Aconcágua localizado no centro da cidade. De acordo com premissa anterior, não fizemos reservas antecipadas do hotel, optando por negociar o valor da diária localmente, conforme preços levantados no site do Tripadvisor.Desse modo concluímos mais uma etapa da nossa viagem de carro ao Atacama, agora no trecho de Cafayate a Presidência Roque Saenz Peña.
Neste momento reitero meu convite. Gostaria de acessar meu plano de viagem ao Deserto do Atacama em sua totalidade e gratuitamente? Então faça sua inscrição no BLOG e receba o link para acesso a todo conteúdo. Além disso você encontrará detalhes de todas as fases desta incrível expedição.
Por isso não deixe de acessar.