“Primeiro você tem que ter certeza do que quer, depois criar um plano estratégico para atingir a sua missão.”(Nayara de Melo)
Realizei o sonho de conhecer o Deserto de Atacama de carro por conta própria. Certamente, guardaremos para sempre as imagens e as emoções vividas. Todavia, falta a análise posterior do plano de viagem original, de forma a comprovar seu êxito ou não.
Inegavelmente elaborararemos melhores planos futuros a partir desta crítica, além da experiência adquirida na jornada.
No post Como elaborar um plano de viagem de sucesso? já publicado no Blog, apresento as linhas gerais do plano. Assim recomendo sua leitura prévia.
I. Foram cumpridas as premissas gerais definidas ?
Sim. O retorno ao Brasil ocorreu em 9/10/2019, como planejado. Em suma, não houve atrasos em nossa chegada devido a imprevistos. Portanto cumprimos os 21 dias estimados .
As pernoites ocorreram nos locais definidos e respeitamos as quilometragens diárias. A reserva dos hotéis e pousadas ocorreram no momento de chegada nas cidades, com o valor das diárias sendo negociadas a partir dos preços encontrados em sites como booking.com e hoteis.com.

II. Houve mudanças no roteiro original da viagem?
Cumprimos o roteiro original sem necessidade de mudanças.

III. Qual a distância real percorrida?
Quanto ao comparativo entre as quilometragem, houve uma diferença a maior de 1.000 km. Assim, para os próximos planos, será necessário uma análise mais detalhada. Principalmente com respeito às distâncias às atrações. Nesse sentido, é uma boa ideia aumentar de 10% para 20% a quilometragem adicional .

IV. Visitamos todas as atrações previstas ?
Não. Só para exemplificar, no caso da Quebrada de Humahuaca, não visitamos as atrações de Maimará e Tilcará. Desse modo vale a pena incluir um dia a mais para passeio. Além disso, você poderá visitar uma vinícola da região, o que não ocorreu.
Semelhantemente, por questão de tempo, não conhecemos a Quebrada de Las flechas em Cafayate.
Enquanto no Atacama, não conhecemos as lagunas Altiplânicas , Piedras Rojas e a laguna Lejia. Uma vez que nevou muito nas montanhas durante o período, o acesso estava interditado. Da mesma forma, não tivemos tempo de visitar as Lagunas Escondidas de Baltinache (7 lagoas) e o Pukará de Quitor. Assim inclua um dia a mais no roteiro.
Em resumo visitamos aproximadamente 90% das atrações planejadas. Com efeito, visitamos as atrações consideradas imperdíveis em cada local.

V. E o planejamento financeiro?
Comparando-se o valor orçado com as despesas efetuadas, observamos um gasto a maior de apenas R$21,75. Surpreendentemente, este valor corresponde a míseros 0,14% do valor orçado. Inegavelmente isto comprova o sucesso do plano financeiro da viagem. Porém alguns ajustes no valor orçado em uma próxima viagem deverão ocorrer, como pode ser visto no próximo tópico.

VI. Como foram divididos os gastos efetuados?
Quanto aos gastos efetuados por categoria, comprovou-se que o maior valor está no item hospedagem . De fato consumiu 1/3 de toda a verba. Só para ilustrar, as diárias pagas em San Pedro corresponderam a 50% dos gastos no item.
Em segundo lugar a categoria transporte com 20%. Inesperadamente gastamos nesta categoria, 100% a mais que o estimado. Sobretudo pelo 1.000 km a mais percorridos, acrescido do valor dos pedágios e principalmente do preço real do litro de combustível. Assim sendo em uma próxima viagem seremos menos conservadores com esta categoria.
Em contrapartida, houve diminuição nas despesas correspondentes a alimentação, passeios e outros.

VII. Conclusão
Após análise dos itens citados acima, podemos concluir que o plano original foi um estrondoso sucesso, pelos seguintes motivos:
Apesar disso, deveremos ser mais rigorosos no futuro ao planejamento dos gastos de viagem, principalmente na categoria transporte. Neste os valores foram bem maiores que o planejado, seja devido aos preços do litro do Diesel, seja pelo aumento da distância percorrida.
Bom pessoal, este foi uma análise detalhada da execução de nosso plano de viagem. Em resumo, seu sucesso reforça a necessidade da confecção prévia do mesmo. Assim evite viajar sem ele.
Neste momento reitero meu convite. Gostaria de acessar meu plano de viagem ao Deserto do Atacama em sua totalidade e gratuitamente? Então faça sua inscrição no BLOG e receba o link para acesso a todo conteúdo. Além disso você encontrará detalhes de todas as fases desta incrível expedição.
Por isso não deixe de acessar.
Obrigada por compartilhar.
Gostaria de saber mais sobre a experiência com o carro, mais especificamente sobre a gasolina. Vcs foram com um Jeep Limited flex, certo? Sabemos que no Chile, a gasolina é pura, ou seja, o motor desse carro não esta preparado para gasolina pura. Deu tudo certo? Tiveram algum imprevisto com o carro?
Oi Livia. Obrigado pelo contato. Nós fomos em um Jeep Renagade Diesel. Como no Brasil, a gasolina no Chile e Argentina é vendida de acordo com a octanagem, podendo ser normal (85), super (95) e Premium (98). Assim não haverá problemas no seu Jeep. Inclusive participo de fóruns sobre viagens de carro e nunca vi reclamarem de problemas devido a “pureza” da gasolina no Chile. O único problema real é que há uma perda de potência no motor devido a altitude, onde o carro a gasolina é mais sensível. Fora isso, não se preocupe. Quanto aos imprevistos, não tive nenhum, nem mesmo um pneu furado. O carro atendeu as minhas expectativas.
Oii, como faço a inscrição no site para ter acesso ao itinerário?
Oi Murilo! Obrigado pelo contato. Desculpe a demora na resposta. Estarei te enviando via e-mail um link de acesso onde você poderá acessar todo o projeto, inclusive o roteiro de atrações. Qualquer dúvida retorne o contato. Grande abraço
Bom dia. Gostaria de ter acesso ao roteiro completo. Como faço ?
Oi Amanda! Obrigado pelo contato. Desculpe a demora na resposta. Estarei te enviando via e-mail um link de acesso onde você poderá acessar todo o projeto, inclusive o roteiro de atrações. Qualquer dúvida retorne o contato. Grande abraço