“Primeiro você tem que ter certeza do que quer, depois criar um plano estratégico para atingir a sua missão.”(Nayara de Melo)
Realizei o sonho de conhecer o Deserto de Atacama de carro por conta própria. Certamente as imagens e as emoções vividas guardaremos para sempre. Todavia, falta a análise do plano de viagem original, de forma a comprovar seu êxito ou não. Principalmente com relação ao valores gastos na aventura.
Inegavelmente sua crítica, e a experiência adquirida na jornada, permitirão elaborar melhores planos futuros.
No post Como elaborar um plano de viagem de carro de sucesso? já publicado no Blog, apresento suas linhas gerais. Assim recomendo sua leitura prévia.
1. As premissas gerais definidas foram cumpridas?
Sim. O retorno ao Brasil ocorreu em 9/10/2019, como planejado. Em suma, não ocorreram imprevistos que retardassem nossa chegada. Portanto os 21 dias previstos de viagem forma cumpridos.
2. Houve mudanças no roteiro original da viagem?
O roteiro original foi cumprido sem necessidade de mudanças.
Quanto ao comparativo entre as quilometragem, houve uma diferença a maior de 1.000 km. Assim, para os próximos planos, é necessário uma análise mais detalhada. Principalmente com respeito às distâncias às atrações. Nesse sentido, aumentar de 10% para 20% a quilometragem adicional é uma boa ideia.
3. Todas as atrações previstas foram visitadas?
Não. Só para exemplificar, no caso da Quebrada de Humahuaca não foram visitadas as atrações de Maimará e Tilcará. Desse modo vale a pena incluir um dia a mais para passeio. Além disso, você poderá visitar uma vinícola da região.
Semelhantemente, por questão de tempo, não conhecemos a Quebrada de Las flechas em Cafayate.
Em contrapartida, no Atacama não conhecemos as lagunas Altiplânicas , Piedras Rojas e a laguna Lejia. Uma vez que nevou muito nas montanhas durante o período, o acesso estava interditado.
Por fim ainda no Atacama, não tivemos tempo de visitar as Lagunas Escondidas de Baltinache (7 lagoas) e o Pukará de Quitor. Assim inclua um dia a mais no roteiro.
Em resumo conseguimos conhecer aproximadamente 90% das atrações planejadas. Com efeito, as atrações consideradas imperdíveis em cada local foram visitadas.
4. Quanto eu gastei nesta aventura de carro?
Comparando-se o valor orçado com as despesas efetuadas, observamos um gasto a maior de apenas R$21,75. Surpreendentemente, este valor corresponde a míseros 0,14% do valor orçado.
Quanto aos gastos efetuados por categoria, comprovou-se que o item hospedagem seria o de maior valor. De fato consumiu 1/3 de toda a verba. Só para ilustrar, as diárias pagas em San Pedro corresponderam a 50% dos gastos no item.
Em segundo lugar a categoria transporte com 20%. Inesperadamente o valor gasto nesta categoria foi quase 100% maior que o estimado. Sobretudo pelo 1.000 km a mais percorridos. Além disso, os pedágios e principalmente pelo preço real do litro de combustível. Assim sendo em uma próxima viagem deveremos ser menos conservadores com esta categoria.
Em contrapartida, as despesas nas categorias correspondentes a alimentação, passeios e outros foram menores.
Inegavelmente isto comprova o sucesso do plano financeiro da viagem.
8. Houve necessidade de refazer o plano original durante a viagem?
Sim, principalmente devido ao fechamento de atrações por causa de neve. Em conclusão, mais de 90% do plano original foi cumprido. Além disso, não fomos surpreendidos por nenhum imprevisto que comprometesse o sucesso da viagem.
Bom pessoal, este foi uma análise detalhada da execução de nosso plano de viagem. Em resumo, seu sucesso reforça a necessidade da confecção prévia do mesmo. Assim evite viajar sem ele.
Neste momento reitero meu convite. Gostaria de acessar meu plano de viagem ao Deserto do Atacama em sua totalidade e gratuitamente? Então faça sua inscrição no BLOG e receba o link para acesso a todo conteúdo. Além disso você encontrará detalhes de todas as fases desta incrível expedição.
Por isso não deixe de acessar.
Até a próxima aventura!
Obrigada por compartilhar.
Gostaria de saber mais sobre a experiência com o carro, mais especificamente sobre a gasolina. Vcs foram com um Jeep Limited flex, certo? Sabemos que no Chile, a gasolina é pura, ou seja, o motor desse carro não esta preparado para gasolina pura. Deu tudo certo? Tiveram algum imprevisto com o carro?
Oi Livia. Obrigado pelo contato. Nós fomos em um Jeep Renagade Diesel. Como no Brasil, a gasolina no Chile e Argentina é vendida de acordo com a octanagem, podendo ser normal (85), super (95) e Premium (98). Assim não haverá problemas no seu Jeep. Inclusive participo de fóruns sobre viagens de carro e nunca vi reclamarem de problemas devido a “pureza” da gasolina no Chile. O único problema real é que há uma perda de potência no motor devido a altitude, onde o carro a gasolina é mais sensível. Fora isso, não se preocupe. Quanto aos imprevistos, não tive nenhum, nem mesmo um pneu furado. O carro atendeu as minhas expectativas.