Acho que o mundo vai acabar em preto e branco, igual a um filme antigo.(…) Talvez, enquanto haja cores, consigamos sobreviver.”(Neil Gaiman, escritor inglês)

Neste artigo estaremos apresentando com detalhes a Quebrada de Humahuaca no noroeste da Argentina, fase 4 na nossa viagem de carro ao Deserto do Atacama, com destaque para a fantástica paleta de cores da Serranía de Hornocal. 

Desde 2003,  a Quebrada de Humahuaca é considerada Patrimônio Cultural e Natural da Humanidade, não só pelo impacto de suas montanhas multicoloridas, como também pelos inúmeros sítios arqueológicos que nos remetem ao período pré-colombiano. Toda esta beleza está distribuída por vários povoados, sendo que as principais atrações estão localizadas em Purmamarca, Tilcara, Maimará, Humahuaca e Iruya.

De acordo com o nosso plano de viagem, teríamos somente um dia inteiro para conhecer a região, o que se mostrava insuficiente para conhecer todas as suas atrações. Assim optamos por visitar somente os povoados de Purmamarca, Humahuaca e Iruya, onde se concentram àquelas mais imperdíveis da Quebrada, conforme relatos de outros viajantes.

Em resumo, o que veremos neste post?

  • Quais são as condições das estradas argentinas RN9, RP13 e RP73?
  • Quais são e como chegar nas atrações nos povoados de Purmamarca, Humahuaca e Iruya ?
  • Como chegar na Serranía do Hornocal?
  • Quanto e quais foram os gastos no trecho?

  • Onde abastecer e alimentar?
  • Quais são os mapas do trajeto para GPS?;

E aí, está pronto para a aventura?

Quais são as principais características do trecho Purmamarca - Iruya - Humahuaca?

  • Distância total a percorrer: 332 km (partida/chegada Purmamarca);
  • Trecho com asfalto: 188 km.;
  • Trecho de Terra: 144 km;
  • Atrações principais: Cerro de los Siete colores (Purmamarca), Cerro de los catorce colores (Humahuaca) e Cerro de La Cruz (Iruya);
  • Valor gasto para acesso às atrações (set/19): AR$80,00 por pessoa para acesso ao Cerro de los catorce colores.
  • Rodovias: RN9, RP13 e RP73;

O que fazer em Purmamarca?

Purmamarca pode ser considerada como a porta de entrada da Quebrada de Humahuaca, sendo muito procurada não só por turistas da Argentina como também de outros países, o que explica sua variedade tanto de restaurantes quanto de pousadas e hotéis para todos os gostos.

Chegamos à vila na noite anterior vindo de Salta, com pernoite no hotel  El Refugio de Coquena,  distante 300 m da área central onde se encontra os restaurantes, mercados e a principal atração do povoado: O belo Cerro de los Siete Colores. (morro das 7 cores).

Cerro Siete Colores
Cerro Siete Colores - Purmamarca

Sua exclusiva gama de cores é o resultado do depósito de sedimentos marinhos, lacustres e fluviais que, a partir de movimentos tectônicos ocorridos há 75 milhões de anos atrás, elevaram-se até dar origem ao famoso Cerro.

Purmamarca também apresenta outros morros em seu entorno, de menor beleza mais ainda assim interessantes, que podem ser admirados de vários pontos do povoado.  Dessa maneira, caso tenha tempo e disposição física, existe uma  trilha circular de 4 km realizada a pé, conhecida como paseo de los colorados.

Uma outra atração é uma feira de artesanato que diariamente expõe na praça principal do vilarejo, várias obras em tecido, pedra e madeira, só para ilustrar. Além disso, há também uma casa de câmbio que realiza conversões do Real para pesos argentinos ou chilenos, porém a uma cotação não muito favorável. Então só utilize em caso de extrema necessidade.

Qual é o trajeto entre Purmamarca a Iruya?

Logo após um rápido passeio em Purmamarca, saímos em direção a Iruya, no extremo norte da Argentina, distante 142 km pelas rodovias RN9 e RP13.

O que esperar na rodovia RN9?

A princípio, a RN9 apresenta um trânsito mais intenso até chegar no povoado de Humahuaca. Depois que passa este trecho, o movimento de carros cai consideravelmente até chegar o entrocamento com a RP13 que leva até Iruya.

Apesar do asfalto se encontrar em boas condições, a RN9 apresenta carências já vistas em outras rodovias  argentinas, não só de postos de abastecimento, como também  restaurantes (ou lanchonetes) à margem da estrada. Só para exemplificar, o primeiro posto de abastecimento  encontra-se em Tilcara, 25 km de Purmamarca, então abasteça aí caso ainda não o tenha feito.  Desse modo evite andar com o combustível abaixo da metade do tanque, sob pena de experimentar uma pane seca.  

Ainda mais há também na estrada um número razoável de postos policiais, por isso cuidado com a velocidade.

Atacama de carro - Rodovia RN9 na Quebrada de Humahuaca
Rodovia RN9 - Quebrada de Humahuaca

O que esperar na rodovia RP13?

Após 68 km dirigindo na RN9, chegamos ao entrocamento com a RP13, que se encontra bem sinalizado para o acesso a Iruya. Em seguida serão mais 48 km em estrada de terra com muitas curvas, alternando trechos bons e ruins, além de subidas e descidas íngremes que exigirá muita experiência  e atenção por parte do motorista.  Em contrapartida, não é obrigatório o uso de um veículo 4X4, mas é recomendável que este tenha uma boa altura do solo.

Estrada RP13 para Iruya
Estrada RP13 para Iruya

O trajeto pela RP13 é de extrema beleza com vários pontos para fotos, mas o melhor local é um mirante na estrada, a 4200 m de altitude. 

placa mirante RP13
placa mirante RP13

Do alto do mirante, para todos os lados que olhávamos, éramos contemplados com paisagens deslumbrantes das montanhas em volta. A vista da RP13 atravessando as montanhas lembra uma “serpente”.

Atacama de carro - Vista da RP13 na Quebrada de Humahuaca
Vista da RP13 a partir do mirante panorâmico

Surpreendentemente encontramos no mirante uma turma de animados Jeepeiros argentinos que estavam como nós, conhecendo a região. A sintonia foi imediata.

jeepclube mirante rp13
Encontro jeepclube no mirante da rp13

Os últimos quilômetros entre o mirante da estrada e Iruya exige o máximo de atenção, devido as curvas e descidas íngremes, com pouquíssimos pontos de ultrapassagem.

Atacama de carro - Túnel rústico na RP13 na Quebrada de Humahuaca

O que fazer em Iruya?

Iruya é um pequeno povoado situado no extremo norte da Argentina. Suas principais atrações são as vistas cenográficas das montanhas ao redor que podem ser apreciadas nos mirantes do Condor e da Cruz.

A subida ao morro da Cruz é muito inclinada e se inicia a partir da igreja de Iruya.  Portanto exige um bom condicionamento físico do turista, sendo desaconselhável para quem tem problemas de locomoção. Entretanto o visual das montanhas vale muito a pena.

Mirador de La Cruz -Iruya
Mirador de La Cruz - Iruya

Apesar do grande movimento de excursões no povoado, a infraestrutura turística deixa muito a desejar, principalmente no quesito alimentação.  Sobretudo na descida do morro da cruz existem algumas opções de restaurantes, porém observamos que, além de cheios e com fila de espera, apresentavam um preço bem salgado para a refeição. Assim almoçamos na confitería tío David, um restaurante muito simples, mas com ótimo atendimento próximo a igreja de Iruya, que servia pratos feitos a um preço justo.

Além disso, há dificuldade para se estacionar e transitar de carro pelas ruas estreitas do povoado, exigindo paciência por parte do motorista.

Apesar de todos os contratempos, visitar Iruya é um passeio obrigatório para quem se encontra na Quebrada de Humahuaca. Inegavelmente, o fascínio provocado pela beleza exuberante das montanhas compensa todo o esforço.

Atacama de carro - Vista das Montanhas em Iruya na Quebrada de Humahuaca - Serranía do Hornocal
Vista das Montanhas em Iruya

Qual é o trajeto entre Iruya e Humahuaca?

Após o almoço, voltamos a RP13 e depois a RN9 com destino a Humahuaca e sua famosa Serranía do Hornocal, numa distância de 73 km a serem percorridos.

Como chegar a Serranía do Hornocal?

Na chegada a Humahuaca, saímos da RN9 e entramos na cidade para depois pegamos a RP73 que nos levaria até a Serranía do Hornocal, distante 24 km.

Semelhantemente a RP13, a RP73  é uma estrada de terra em boas condições, não só com muitas curvas,  como também subidas e descidas íngremes que exigirá muita experiência  e atenção por parte do motorista.  Em contrapartida não é obrigatório o uso de um veículo 4X4, mas é recomendável que este tenha uma boa altura do solo.

Há um mirante na estrada que vale a pena conhecer. Então pare e aprecie à região.

Na chegada ao Hornocal, é cobrada uma taxa no valor de AR$ 80,00 por pessoa (valores de set/19) para entrada. Após pagamento, seguimos por um acesso asfaltado de 2 km, com muitas depressões na pista, que exigem cuidado na direção.

Ao final deste acesso, vislumbramos o magnífico cerro de los catorce colores, sem dúvida nenhuma o ponto alto das atrações na Quebrada. Parece aquelas pinturas com areia colorida que a gente encontra no nordeste do Brasil, só que ao invés da mão do homem é a mão de Deus que é a responsável por esta arte. A foto infelizmente não mostra todo o impacto das cores, mas serve como um convite para que vocês venham conhecer pessoalmente.

Finalmente existe uma trilha a ser percorrida a pé que te leva mais perto do Hornocal, porém não tivemos tempo de fazê-la, devido à proximidade do entardecer.

Atacama de carro - Cerro catorce colores na Quebrada de Humahuaca - Serranía do Hornocal
Cerro catorce colores - Serranía do Hornocal

O retorno a Purmamarca

Já era noite quando retornamos a Purmamarca, não apenas exaustos como também cobertos de poeira pela aventura realizada.  Foram várias as imagens e emoções que ficarão gravadas para sempre em nossa memória.  Infelizmente não tivemos tempo de conhecer outras atrações da Quebrada, como La paleta del pintor em Maimará e o sítio arqueológico Pucará de Tilcara,  no povoado de mesmo nome, que ficará para um futuro próximo.

Assim concluímos mais uma etapa da nossa viagem de carro ao Atacama, agora na maravilhosa Quebrada de Humahuaca. 

No Blog, você encontra o registro de todas as fases desta nossa expedição. Por isso não deixe de acessar!

Te vejo no próximo post Atacama de carro: Como chegar ao Chile através do Paso de Jama?

E você, já conhecia a Quebrada de Humahuaca? Tem alguma outra dica a dar

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